Texto narrativo
Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano.É o tipo predominante nos seguintes textos:
-
Contos
-
Fábulas
-
Crônicas
-
Romances
-
Novelas
-
Piadas
-
Poemas
-
Lendas
Texto descritivo
Um texto em que se faz um retrato escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto refere. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.Exemplos
-
Diário
-
Relatos
-
Biografia e autobiografia
-
Notícia
-
Currículo
-
Lista de compras
-
Cardápio
Texto dissertativo
A dissertação é um texto que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse tipo textual requer um pouco de reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância.O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações; o tempo explorado é o presente no seu valor atemporal; é constituído por uma introdução onde o assunto a ser discutido é apresentado, seguido por uma argumentação que caracteriza o ponto de vista do autor sobre o assunto em evidência e, por último, sua conclusão.
Nesse tipo de texto a expressão das ideias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de texto que propõe a reflexão, o debate de ideias. A linguagem explorada é a denotativa, embora o uso da conotação possa marcar um estilo pessoal.
A
objetividade é um fator importante, pois dá ao texto um valor
universal, por isso geralmente o enunciador não aparece porque o
mais importante é o assunto em questão e não quem fala dele. A
ausência do emissor é importante para que a ideia defendida torne
algo partilhado entre muitas pessoas, sendo admitido o emprego da
primeira pessoa do plural - nós -, pois esse não descaracteriza o
discurso dissertativo.
Exemplos:- dissertação
- artigo
- editorial
- ensaio
- carta do leitor
Texto argumentativo
Esse texto tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma ideia imposta pelo texto. É o tipo textual mais presente em manifestos e cartas abertas, e quando também mostra factos para embasar (justificar) a argumentação, se torna um texto dissertativo-argumentativo.Esta tipologia apresenta:
-
Uma Introdução (tese);
-
Argumentos (desenvolvimento);
-
Conclusão (o que dá a prova os argumentos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário