terça-feira, 25 de abril de 2017

EMPREGO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO


EMPREGO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO
               
            Há certos recursos da linguagem - pausa, melodia, entonação e até mesmo, silêncio - que só estão presentes na oralidade. Na linguagem escrita, para substituir tais recursos, usamos os sinais de pontuação. Estes são também usados para destacar palavras, expressões ou orações e esclarecer o sentido de frases, a fim de dissipar qualquer tipo de ambiguidade.  
               
Resultado de imagem para sinais de pontuação
              

Vírgula:
Marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura,
Enfatizar e/ou separar expressões,
Afastar qualquer ambiguidade.
           
Exemplo: O apartamento tem três quartos, sala de visitas, sala de jantar, área de serviços e dois banheiros.

Ponto:
emprega-se o ponto, para indicar o término de uma frase declarativa de um período simples ou composto.

Exemplo: desejo-lhe uma boa viagem.

Ponto e vírgula:
usa -se par assinalar uma pausa maior do que a vírgula.
                                              Exemplo: Criança, foi uma garota sapeca; moça, era inteligente e alegre; agora, mulher madura, tornou-se uma doidivanas.

Dois pontos:
usa-se para um esclarecimento, uma citação, uma enumeração.

Exemplo de um esclarecimento: Joana conseguira enfim realizar seu desejo maior: seduzir Pedro. Não porque o amasse, mas para magoar Lucila.

Ponto de Interrogação: O ponto de interrogação é empregado para indicar uma pergunta direta, ainda que esta não exija resposta
.
Exemplo: Você vai a aula hoje?

Ponto de Exclamação: O ponto de exclamação é empregado para marcar o fim de qualquer enunciado com entonação exclamativa, que normalmente exprime admiração, surpresa,assombro, indignação etc.

Exemplo: Viva!

Reticências: empregadas para: assinalar interrupção do pensamento, indicar passos que são suprimidos de um texto, marcar aumento de emoção.

Exemplo de interrupção do pensamento: - Bem; eu retiro-me, que sou prudente. Levo a consciência de que fiz o meu dever.
Mas o mundo saberá...

Aspas: são empregadas antes e depois de citações textuais, para assinalar estrangeirismos, neologismos, gírias e expressões populares ou vulgares para realçar uma palavra ou expressão.

Exemplo: Roulet afirma que "o gramático deveria descrever a língua em uso em nossa época, pois é dela que os alunos necessitam para a comunicação quotidiana".

Travessão: emprega-se o travessão para indicar a mudança de interlocutor no diálogo colocar em relevo certas palavras ou expressões: substituir a vírgula ou os dois pontos, ligar palavras ou grupos de palavras que formam um "conjunto" no enunciado.

 Exemplo: - Que gente é aquela, seu Alberto?
                  - São japoneses.
                  - Japoneses?  E... é gente como nós?
                  - É. O Japão é um grande país. A única diferença é que eles são amarelos.
                  - Mas, então não são índios?

Parênteses: emprega-se para destacar num texto qualquer explicação ou comentário, incluir dados informativos sobre bibliografia (autor, ano de publicação, página
etc.),  indicar marcações cênicas numa peça de teatro,  isolar orações intercaladas com verbos declarativos, em substituição à vírgula e aos travessões.

Exemplo de explicação ou comentário: Todo signo lingüístico é formado de duas partes associadas e inseparáveis, isto é, o significante (unidade formada pela sucessão de fonemas) e o significado (conceito ou ideia).

Asterisco: O asterisco, sinal gráfico em forma de estrela, é um recurso empregado para remissão a uma nota no pé da página ou no fim de um capítulo de um livro, substituição de um nome próprio que não se deseja mencionar.

Exemplo: O Dr.* afirmou que a causa da infecção hospitalar na Casa de Saúde Municipal está ligada à falta de produtos adequados para assepsia.










Imagem relacionada





3 comentários:

  1. A explicação foi bem mais clara e precisa .
    Parabéns
    Att grupo Blog Despertando o Conhecimento
    http://cursoadm2017.blogspot.com.br
    Maria Janice Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. gostei bem legal
    bem clara a explicação!!

    ResponderExcluir